Sou Plus com Amor - Vortex

sábado, 30 de maio de 2015

Cultura*

Bom diaa !!! 

Durante essa semana pensei muito no que escrever.
Pensei em dar dicas de tudo o que está acontecendo aqui (Amapá) e no mundo.
Mas, hoje caiu a minha ficha!
Estou dando dicas de cultura. Mas o que é cultura pra mim?
Vamos pegar o conceito?
CULTURA significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente, a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, as leis, a moral, os costumes, e todos os  hábitos e aptidões adquiridos pelo homem.
Tá, mas e ai? Você é cultivador da sua própria cultura?
Você sente orgulho de sua região, dos seus costumes, de todos os hábitos?? 
Na terça-feira discutimos sobre cultura com colegas da faculdade, e hoje falarei aqui da cultura dos Amapaenses.
Não vejo problemas em admirar culturas de outras regiões, eu mesma sou encantada por diversas. Mas, não deixo que elas construam minha personalidade, eu vivo a minha realidade e amo isso.
Voc~e já parou pra pensar, em como a sua cultura afeta você diariamente? É, falar de tudo isso é bem mais difícil do que eu mesma imaginei.
Lancei a pergunta para algumas pessoas próximas:
"O que cultura pra você?"
Logo percebi que a maioria tratou logo de falar, sobre livros, músicas, teatros, essas coisas que logicamente não deixam de ser uma cultura.
Mas, saibam que existe muito mais de cultura em um simples "Éguaa" que soltamos por ai, ou em um bom prato de açaí que comemos com mandioca.
Certa vez, ouvi alguem dizendo que Amazônia não tem cultura e sim CULTURAS, a diversidade é tão grande, e sinceramente? Me encanto com a minha região a cada dia.
E não, você não deixa de ter cultura por que prefere a Banda Calypso do que Tom Jobim.
Meninas, a cultura está na peculiaridade e na particularidade. É a identidade de um povo, é todo esse nosso costume reproduzido.
Viva a diversidade!
Viva as culturas ...
Permita-se ..
Ame ...

São José de Macapá/AP


Beijos Plus!


Vytória Gauthier
Cultura/Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário