Sou Plus com Amor - Vortex

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O BALÃO INTRAGÁSTRICO

O Balão Intragástrico é um instrumento médico utilizado no combate a obesidade que consiste na colocação de um balão de silicone no estômago por endoscopia que preenche aproximadamente 50% da cavidade gástrica promovendo diminuição do apetite e aumento da saciedade. É um procedimento simples, muito seguro, realizado ambulatorialmente (sem necessidade de internação hospitalar) em cerca de 15 minutos. O tempo de permanência máxima é de 6 meses, ou a critério médico, e a retirada do balão é realizada da mesma forma que foi colocado, por via endoscópica.
É muito comum o paciente passar por um período de adaptação, que dura entre 3 a 5 dias, após a colocação do balão gástrico. A maioria absoluta dos pacientes apresentam náuseas, vômitos frequentes, cólicas e sensação de peso, sintomas estes desconfortáveis, mas não insuportáveis.
A primeira semana é a que requer mais cuidados devido à adaptação do organismo com a presença do balão. Embora o volume do balão não seja muito diferente do volume de uma refeição usual (considerando a comida e bebida) temos que lembrar que, no caso da refeição, os movimentos do estômago irão promover o seu total esvaziamento o que não ocorre na presença do balão. Por isso, normalmente são prescritos medicamentos para inibir a acidez do estômago bem como as cólicas, náuseas e vômitos. Além disso, deve se ter um cuidado especial com a dieta, prescrita e acompanhada por um nutricionista especializado, inicialmente líquida evoluindo para pastosa e normalizando a consistência com o passar dos dias com grande atenção para a mastigação. Bebidas alcoólicas devem ser totalmente evitadas. O acompanhamento clínico e nutricional, e psicológico quando necessário, é fundamental para que o paciente aproveite ao máximo o benefício proporcionado por este método de tratamento e alcance os resultados desejados.
Em casos, mais graves o balão pode romper e ir para o intestino, podendo provocar a sua obstrução e, provocando sintomas como barriga inchada, obstipação e urina azulada. Casos mais extremos e isolados podem levar o paciente a cirurgia dependendo da gravidade do quadro clínico. Mas vale ressaltar que isso  varia de organismo para organismo. Nesses casos o paciente deve procurar o médico e fazer a substituição do balão.
O balão intragástrico não vai tirar sua fome, mas tende a diminui-la! Isto ocorre pois, ao colocar o balão, ele passa a ocupar um espaço em seu estômago causando um efeito restritivo à ingestão de alimentos bem como provocando uma sensação de saciedade precoce. Isso é mais evidente nos 3 primeiros meses de tratamento. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida. Espera-se que esse hábito perdure após a retirada do balão. Além disso, a presença do balão inibirá somente a fome que chamamos de orgânica, ou seja, seu organismo solicitando comer. Não inibirá a fome psicológica, compulsiva, do hábito de comer.
A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina, mudança de hábitos e força de vontade. Durante os meses de tratamento procure seguir as orientações de profissionais para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, manter o seu equilíbrio psicológico, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do balão intragástrico que só deve permanecer no organismo por no máximo 6 meses.
Em Macapá há endocrinologistas super competentes e aptos a fazer o procedimento, é um método muito indicado a quem tem intolerância a medicações e sofre com o efeito 'sanfona'. 
Procure um médico, nutricionista, profissionais aptos a lhe ajudarem para saber mais detalhes sobre o procedimento.

Beijos Plus


Thay Ferreira 
Enfermeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário